Museu da Gente Sergipana apresenta ‘Desconto’

Desconto” é o título do novo musical da premiada Companhia das Artes Tetê Nahas e vai ser apresentado no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju (SE), nesta quinta-feira (1º), sexta-feria ( 2) e sábado (3), sempre às 20 horas.

A peça é resultado de um processo coletivo do grupo, iniciado em 2013, que buscou a criação de um espetáculo dramático, denso e que, principalmente alertasse para um problema grave presente em muitas famílias e escondido a sete chaves: a violência doméstica, incestuosa e abusiva sexualmente.

A obra é inspirada na obra de Nelson Rodrigues, baseada em fatos reais e uma livre adaptação de contos de Carlos Cauê. A trilha sonora original é do compositor Sena, que neste ano comemora os 30 anos de carreira. A direção geral e as coreografias são da atriz e bailarina Tetê Nahas. A obra também marca os 50 anos de vida da artista, os 45 de carreira e os cinco anos da Companhia das Artes Tetê Nahas.

A Música

Por ser musical, um grande desafio foi a escolha das músicas. Tetê Nahas conhece Sena desde a época da Bandauê, em meados dos anos 80 e tem em casa o CD “ Canto dos Pássaros”. Fã do cantor, Tetê lançou ao grupo o desafio de encaixar as músicas a história escrita e deu muito certo.

“Depois da peça pronta, eu fiz uma surpresa, mostrei a ele, a Jaciara(esposa) e os filhos e pedi, humildemente, a permissão para usá-las. Ele abraçou o projeto e se dispôs, de além de liberar as músicas, cantar e estar junto com a gente. Foi e está sendo muito emocionante a cada ensaio”, relembra Tetê Nahas Sena.

“Nunca pensei que minhas músicas um dia fossem fazer parte de uma peça teatral, até porque sempre fiz minhas músicas baseadas nos acontecimentos e nos fatos que marcaram a minha vida, então, para mim foi um motivo de muita alegria e surpresa, estou muito feliz, ainda mais sendo Desconto, uma peça muito atual, com esse tema tão presente que é a violência doméstica, que é tão necessário debater”, diz o cantor Sena.