Movimento pelo esporte e pela arte chega a Laranjeiras

São Paulo (03/072017) – Com participação do skatista Sandro Testinha, do rapper Kamau, da cantora e compositora Clécia Queiroz e da atriz Larissa Murai do Disney Channel, a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes chegam a Laranjeiras, interior de Sergipe, para 4 dias de atividades esportivas e artísticas dirigidas aos alunos do ensino fundamental, gestores, educadores sociais e professores das escolas públicas do município.

 

Três mil e seiscentas crianças da rede pública serão atendidas na ARENA CARAVANA, que vai ser especialmente montada pelos projetos no campo do SESI de Laranjeiras, com apoio da Prefeitura e das secretarias municipais de Educação, de Esportes, da Igualdade Racial, Obras e da Cultura.

 

As Caravanas levarão a Laranjeiras/SE uma agenda educacional com: formação de professores

em Esporte Educacional/Esporte para Todos e em Arte para Educar/Viva com Arte; oficinas de liderança juvenil em literatura, teatro e  cidadania (Jovens Autores e Jovens em Ação); colóquio com gestores públicos; visita de artistas e atletas convidados; experiências com práticas pedagógicas e materiais esportivos e de artes diferenciados e de baixo custo;  a Mostra Saberes da Terra, na tenda dos projetos, com exposições e palestras sobre cultura popular e empreendedorismo, e ainda  o Cinema Disney e o Show da Caravana, gratuitos e abertos à comunidade.

 

A Caravana do Esporte terá miniestações de esporte educacional com vôlei, basquete, slackline, tênis, futebol, jogos esportivos, lutas, ginástica, além de aulas de skate ministradas pelo skatista e ativista  Sandro Soares Testinha, convidado das Caravanas.

A Caravana das Artes terá duas tendas com atividades de música e dança para as crianças das escolas públicas e a tenda do Cinema Disney Caravana, com sessões diurnas exclusivas para os alunos e a presença dos mais famosos personagens da Disney, Mickey e Pateta.

 

Enquanto as crianças brincam na Arena Caravana, professores da rede municipal, gestores, educadores sociais e de núcleos de cultura e esportes de Laranjeiras participam de cursos de formação em esporte e em arte educacionais, oferecidos ao município pelos projetos. As formação de professores e as oficinas de jovens vão funcionar na terça, quarta e quinta, das 08h às 17h, na antiga Oficina Escola de Música, no Calçadão Getúlio Vargas.

 

A abertura oficial dos projetos está marcada para segunda-feira (10/07/2017), às 18h, e a ARENA CARAVANA vai  funcionar  no SESI- Rodovia Sen.Valter Franco, 602,  dias 11, 12 e 13 de julho, das 08h às 17h, para atendimento das crianças.

 

A comunidade também poderá participar. O Cinema Caravana terá   sessões noturnas gratuitas para a comunidade, na terça (11/07) e na quinta (13/07). Já a maior tenda dos projetos abrigará o Show da Caravana, na quarta (12/07), às 20h, com artistas e atletas convidados, e a Mostra Saberes da Terra, na quinta (13/07), a partir das 09h, com debates, exposições e apresentações de grupos culturais locais.

 

Não é a primeira vez que as Caravanas visitam Sergipe. Os projetos já levaram as atividades de esporte e arte educacionais para outros municípios sergipanos, como Porto da Folha, Propriá, Itabaiana e Canindé de São Francisco.

 

Atletas e artistas defendem esporte e arte na educação –

Clécia Queiroz, cantora, compositora, atriz e bailarina viajará pela segunda vez com as Caravanas e diz estar  “feliz por poder participar das Caravanas em Laranjeiras e  falar aos educadores das escolas públicas sobre a arte nas escolas”.  Clécia desenvolve um trabalho musical inspirado nos ritmos afro-brasileiros e considera importante “levar a arte popular para dentro da sala de aula, como ferramenta de educação”. A artista cantará com as crianças nas tendas de artes e estará no Show da Caravana ao lado do rapper Kamau.

 

Os artistas convidados Clécia Queiroz e Kamau participam voluntariamente e estarão ao lado dos professores especialistas da Caravana das Artes, entre eles o instrumentista Giba Conceição e a cantora Luciana Oliveira (ex-vocalista do Natiruts).  Alexandra Pericão, escritora e contadora de histórias, ministrará a oficina JOVENS AUTORES, levando encantamento ao mundo da escrita, e a cantora Renata Jambeiro, à frente da Oficina JOVENS EM AÇÃO, vai tratar dos temas que preocupam a adolescência com conversas, jogos teatrais, música e expressão corporal.

 

Skatista e músico, o rapper Kamau se dividirá entre a tenda da música com as crianças e a estação de skate educacional, na Arena Caravana. Marcus Vinicius Andrade e Silva é compositor, beatmaker e skatista. Iniciou sua carreira em 1997 e é visto como referência por muitos dos MCs. Como skatista profissional, participou de inúmeros campeonatos e agora visitará as crianças que estarão na Caravana do Esporte e terá a experiência com o skate educacional em Laranjeiras.

 

Saberes da terra movimentam a Arena Caravana –

Na quinta-feira (13), na maior tenda dos projetos, a mostra Saberes da Terra apresentará  manifestações folclóricas e a produção artesanal  de Laranjeiras.  Com apoio das Secretarias Municipais da Cultura e da Igualdade Racial, artesãos, músicos, dançarinos e mestres vão mostrar a arte e os fazeres locais e falar dos desafios para preservação da cultura do interior do Sergipe.

 

Ana David, diretora jurídica da ESPN Brasil, fará palestra sobre empreendedorismo e como fortalecer modelos de negócios e arranjos produtivos locais.  E a cantora Clécia Queiroz falará sobre o samba de roda juntamente com mulheres líderes do samba de parelha do povoado da Mussuca.

 

Sobre os projetos-

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são ações de responsabilidade social da ESPN, da DISNEY e do UNICEF, em parceria com o IEE- Instituto Esporte & Educação, dirigido pela medalhista Ana Moser, e com o Instituto Mpumalanga, dirigido pela diretora dos projetos, Adriana Saldanha. Em doze anos, as Caravanas atenderam indiretamente 3 milhões de crianças e capacitaram 50 mil professores.

http://www.caravanaesporteartes.com.br/

 

A Caravana do Esporte realiza formação de educadores e atendimento de crianças com a metodologia “Esporte Educacional/Esporte para Todos”, que prevê a prática esportiva educacional inclusiva, com materiais adaptados em tamanho e formato para a criança e o jovem.

 

A Caravana das Artes promove cursos de formação de educadores e atendimento direto de crianças em atividades artísticas com a metodologia “Viva com Arte”, visando a utilização dos recursos pedagógicos da arte em sala de aula.

 

Os projetos contam com patrocínios: EDP, Otis, Itaú, Rede e Mondelēz Brasil e têm apoio da Lei do Esporte e da Lei Rouanet.