Turismo religioso em Sergipe é discutido na Assembleia Legislativa

O turismo religioso foi tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa, na manhã desta sexta-feira, 07. A pauta tem sido um dos focos de atuação do governo do Estado, por meio da secretaria de Estado do Turismo, para fomentar o turismo sergipano.

“Sergipe tem que ser o roteiro primário para os turistas. Somos pequenos, de fácil locomoção e com muita coisa a mostrar no segmento religioso. Exemplo disso são os municípios de São Cristóvão e Laranjeiras, que deveriam estar nos principais roteiros religiosos do Brasil”, destacou o secretário Fábio Henrique.

O diretor da operadora Catedral, maior operadora do turismo religioso do Brasil, Claudemir Carvalho, disse que está encantado com o estado. “O turismo religioso tem como base a família recebendo a outra família. Com o turismo religioso, todos ganham, do poder público, passando pelas igrejas, os comerciantes e, principalmente, a comunidade”, detalhou Claudemir.

A audiência pública é parte integrante de um projeto do deputado Moritos Matos, que objetiva o desenvolvimento dessa vertente turística em Sergipe. Para ele, esse encontro foi fundamental e contou com a junção de diversas religiões para o desenvolvimento nesse novo nicho de mercado.

A presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (Abih), Daniela Mesquita, reforça que Sergipe possui potencial para o turismo religioso. Ela afirma que esse tem sido um momento difícil para o setor por conta da crise econômica, mas que o turismo religioso ajudará muito para atrair novos turistas e fomentar o mercado.

Histórico

Em junho, uma equipe da secretaria de Estado do Turismo participou da ExpoCatólica, no Expo Center Norte, em São Paulo. A ExpoCatólica é considerada a principal feira de negócios do segmento católico no país e tem o objetivo de promover o turismo religioso, além do mercado de livros e artigos religiosos, da música católica e da própria Igreja.

No dia 20 de maio, o secretário Fábio Henrique esteve em Campinas, na Operadora Catedral, para conversar sobre a inclusão de Sergipe no destino da agência. Em conversa com o diretor da Catedral, Claudemir Carvalho, o estado tem condições de ser inserido na rota dos turistas portugueses e italianos, que escolhem o Nordeste para conhecer a história das igrejas e suas influências nas comunidades.

Diocese

Em março, o governo do Estado e a Arquidiocese se uniram com o foco na promoção do turismo religioso. “Além da participação da Igreja na história de Sergipe, temos belas igrejas em vários municípios”, destacou Dom João José Costa, arcebispo metropolitano de Aracaju.